Antiga ferrovia Palermo Lolli-Monreale-Camporeale

local na rede Internet:
/
Proprietário/titular da ferrovia abandonada:
Ferrovias Italianas do Estado
ARQUIVOS GPX:

A construção da ferrovia Palermo Lolli-Monreale-Camporeale começou em 1924 e continuou até 1935, quando a infraestrutura ferroviária dedicada à construção foi enviada para a África. A ferrovia foi totalmente construída de Palermo a Camporeale (cerca de 65 km de extensão). O trecho Palermo – Monreale também foi equipado como ferrovia, mas nunca começou a funcionar. Hoje ainda há um debate sobre se uma peça inicial foi realmente equipada ou não. Atualmente nem sempre é possível identificar a antiga ferrovia. Por um lado, alguns trechos da ex-linha foram transformados (entre Monreale e Pianetto e entre Piana degli Albanesi e S. Cipirello) em estradas comuns, onde ainda é possível ver túneis e antigas paredes reforçadas. Por outro lado, a ex-linha, é muitas vezes reconhecível como uma estrada de campo ou caminho com pontes e viadutos, embora haja interrupções frequentes devido aos campos circundantes. As estações são agora usadas como casas particulares. Ao longo da via de 85 km, caracterizada por 900 m de desnível, presença de 16 túneis (considerando também os dois destruídos durante a guerra) e 6 viadutos.A construção da ferrovia Palermo Lolli-Monreale-Camporeale começou em 1924 e continuou até 1935, quando a infraestrutura ferroviária dedicada à construção foi enviada para a África. A ferrovia foi totalmente construída de Palermo a Camporeale (cerca de 65 km de extensão). O trecho Palermo – Monreale também foi equipado como ferrovia, mas nunca começou a funcionar. Hoje ainda há um debate sobre se uma peça inicial foi realmente equipada ou não. Atualmente nem sempre é possível identificar a antiga ferrovia. Por um lado, alguns trechos da ex-linha foram transformados (entre Monreale e Pianetto e entre Piana degli Albanesi e S. Cipirello) em estradas comuns, onde ainda é possível ver túneis e antigas paredes reforçadas. Por outro lado, a ex-linha, é muitas vezes reconhecível como uma estrada de campo ou caminho com pontes e viadutos, embora haja interrupções frequentes devido aos campos circundantes. As estações são agora usadas como casas particulares. Ao longo da via de 85 km, caracterizada por 900 m de desnível, presença de 16 túneis (considerando também os dois destruídos durante a guerra) e 6 viadutos.

Total distance: 0 m
Total climbing: 0 m
Total descent: 0 m

Palermo oferece uma ampla gama de atividades desportivas: paraquedismo e mergulho livre e, graças à proximidade com as montanhas, é possível andar de BTT e fazer caminhadas. Um grande ponto de interesse é o Monte Pellegrino com uma bela vista sobre a cidade. Os trilhos da antiga ferrovia passam pela área verde do parque Uditore e pela antiga estação que hoje é uma casa particular. Perto do parque existe uma zona desportiva com campos de ténis. Existem também várias manufaturas de interesse histórico, como estações (Uditore, Baida, Monreale, Altofonte) várias casas de cantoniere, muitas pontes (entre as quais a mais famosa é a perto de Boccadifalco que se tornou o símbolo) e vários túneis. Em alguns casos, algumas das estruturas foram recentemente restauradas (a estação de Monreale tornou-se a sede da autoridade de saúde). Monreale é uma cidade pitoresca nos arredores de Palermo, famosa por seu patrimônio arquitetónico e pelos belos mosaicos de sua catedral normanda. Monreale e Palermo são conectadas por autocarros regulares da cidade. Um dos eventos mais famosos e simbólicos da cidade é a Festa da Santa Cruz que decorre no mês de maio.

Graças à proximidade com a natureza, o trilho é ideal para desportos e atividades caracterizadas pela mobilidade lenta. As potenciais atividades desportivas que poderão ser realizadas são as seguintes:

Ciclismo: este tipo de atividade pode ser praticada individualmente ou em grupo.

Dificuldade: de bicicleta – Dificuldade média; de bicicleta elétrica – dificuldade média/fácil)

Bicicleta recomendada: Mountain Bike / Gravel Bike / Trekking Bike (absolutamente não recomendado: bicicleta de corrida porque algumas partes do percurso são caracterizadas por estradas não pavimentadas).

Caminhada: Esta atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente.

Provavelmente, o itinerário da ferrovia abandonada pode ser percorrido em qualquer estação do ano e pode ser adequado para pedestrianistas, ciclistas, patinadores e cavaleiros.

Não há informações disponíveis sobre o uso da potencial ecopista por pessoas com mobilidade reduzida.

Em relação ao plano para transformar esta ferrovia abandonada em uma ecopista, o projeto Palermo – Monreale Greenway deveria ser realizado até o final de 2019. O prazo foi adiado para o final de 2021.

Segundo um artigo, a administração do município de Palermo anunciou que o projeto está atualmente suspenso, com a esperança de que novos financiamentos sejam obtidos. Já foram gastos mais de 300.000,00 euros. (https://palermo.mobilita.org/2022/12/09/greenway-palermo-monreale-addio-o-arrivederci/)