Linhas 107 e 114 Gare de La Louvière-Canal du Centre

local na rede Internet:
/
Proprietário/titular da ferrovia abandonada:
No quadro jurídico geral na Região da Valónia é um arrendamento entre a Valónia e a SNCB, permitindo à Região da Valónia utilizar os antigos caminhos-de-ferro para desenvolver ecopistas.
ARQUIVOS GPX:

Conexão entre a estação La Louvière e o Canal du Centre através do histórico Canal du Centre. O itinerário percorre áreas urbanas e periurbanas. Está previsto o projeto de reabilitação da antiga linha férrea no RAVEL e reparação de obras de arte, nomeadamente 5 pontes, incluindo a Pont Rouge que se encontra classificada. Fase: estudo preliminar. Esta ecopista permitirá conexões estratégicas entre o RAVEL do Canal du Centre, o RAVEL do Canal Historique e o RAVEL da Linha 422 (La Louvière-Binche e linhas 108 e 109 em direção a Thuin e Erquelinnes). Fonte: região da Valónia, ehttps://velo-ravel.forumactif.org/t1010-ravel-l114-l107 Nota: O mapa apresenta um roteiro aproximado, que será detalhado após a conclusão do estudo técnico.

Total distance: 0 m
Total climbing: 0 m
Total descent: 0 m

Esta via verde permitirá estabelecer uma ligação com lojas e centros desportivos. Este será um nó de intercâmbio regional (estação ferroviária e rodoviária); também será estabelecido um vínculo com as escolas.

  • Os quatro elevadores do Canal du Centre e seus arredores, La Louvière e Le Roeulx (Hainaut) são  Património Mundial da UNESCO.
  • Os quatro elevadores hidráulicos, juntamente com o próprio canal e suas estruturas associadas, constituem um exemplo notavelmente bem preservado e completo de uma paisagem industrial do final do século XIX. Localizados em uma distância de 7 km, cada um cobrindo uma mudança de nível de 15 a 16 metros. Eles são os únicos no mundo que ainda existem em sua condição original de trabalho.

As árvores ao longo do Canal foram inscritas na lista de árvores e sebes notáveis ​​em 1995. https://whc.unesco.org/en/list/856/ 

Credits: EGWA

Considerando as características, as principais atividades são: andar de bicicleta, caminhar, correr, andar a cavalo,

Credits: Walloon Region

Os usuários potenciais são ciclistas, caminhantes, cavaleiros e, muito provavelmente, pessoas com mobilidade reduzida (a confirmar após a conclusão do pré-estudo), como é habitual  nas RAVel  -vias verdes.

Existe um plano da Região da Valônia para transformar esta ferrovia abandonada em uma via verde. Fase: pré-estudo.