Proprietário/titular da ferrovia abandonada:
No quadro jurídico geral na Região da Valónia é um arrendamento entre a Valónia e a SNCB, permitindo à Região da Valónia utilizar os antigos caminhos-de-ferro para desenvolver as ecopistas.
Este itinerário segue a antiga linha vicinal 618, hoje desenvolvida em pré-RAVEL entre Assenois, as lagoas do Strange em Hompré e Martelange, na província de Luxemburgo na Bélgica, região das Ardenas. O “Pré-Ravel” passa por muitas aldeias da região de Bastogne, no cenário calmo e idílico dos vales de Strange e Sûre. Corre ao longo das lagoas Strange, entre Hompré e Hollange, e ligará o seu curso ao sinuoso rio Sure. A maior parte do percurso é na área da Natura 2000, e a natureza envolvente convida a desfrutar ao ar livre e a fazer um passeio à descoberta e sem pressa. Vários pontos educativos ao longo do caminho lembram a origem da linha. No território do município de Fauvillers, painéis metálicos “Mémoire du Tram”, em forma de frente de locomotiva, dão os nomes das antigas paragens e informações locais e históricas.
Total climbing: 556 m
Total descent: -436 m
- Muito boas conexões com equipamentos desportivos, ou seja, o pavilhão desportivo em Martelange fica bem próximo.
- Grande diversidade de recursos naturais e culturais, a ecopista atravessa uma área rural muito bonita e historicamente valiosa, a região de Ardennes.
- Fica mesmo na fronteira do Luxemburgo, o que lhe confere um interesse transfronteiriço.
- Parc de la Haute-Sure/Foret d’Anlier: a área ao redor da Maison du Parc convida a descobrir os ecossistemas locais: caminhadas sinalizadas, instalações recreativas, incluindo o “passeio das aves” e o “labirinto da biodiversidade
- Esta seção faz parte da grande rota regional W9 La Véloroute Grandure Nature, (De Raeren a Martelange), que inclui o Vennbahn, uma ecopista de 125 trilhos transfronteiriços conectando Alemanha, Bélgica e Luxemburgo
- Ardoise Museum Haut-Martelange: fornece uma visão completa de uma indústria mineira que moldou a região por 200 anos.
- Museu da Guerra de Bastogne. O principal memorial da Segunda Guerra Mundial na Bélgica, com foco na Batalha das Ardenas.
Considerando as características, as principais atividades são: andar de bicicleta, caminhar, correr, andar a cavalo, como de costume nas RAVel -vias verdes.
Recomendado para BTT; a superfície nem sempre é muito boa. É principalmente cascalho fino compactado (uma espécie de cascalho sólido) e também há uma passagem em uma estrada florestal não muito confortável.
Muito boas ligações às instalações desportivas, especialmente ao vizinho pavilhão desportivo Martelange, que oferece uma vasta gama de atividades desportivas, incluindo o programa “Je cours pour ma forme”. https://sportmartelange.be/sports/course-a-pied/.
Os usuários potenciais são ciclistas, caminhantes, cavaleiros e; nenhuma informação sobre pessoas com mobilidade reduzida.
A rota já está desenvolvida como “Pré-Ravel”. Estão previstas obras de melhoramento: Desenvolvimento do RAVEL entre Radelange e Martelange (1 km)
Fase: adjudicação de obra.